quarta-feira, agosto 29, 2007

Zegofredo, ou sorvete de chocolate



Diariamente eu assisto ao "Bom Dia Brasil", pois ele passa exatamente na hora em que tomamos café para sair. Há algumas semanas, na coluna "Arte da Mesa", eles mostraram um semi-fredo de creme de avelãs - ou seja, de Nutella. Embora não seja fã ardorosa de nutella, a aparência de sorvete cremoso de chocolate não me saía da cabeça...
Para quem não sabe, o semi-fredo é um "quase sorvete", em linhas beeem gerias. Tão delicioso assim, só podia ser invenção dos italianos, né? O Jamie Oliver já fez vários, e no seu segundo livro há uma receita-base e variações de sabor.
Aí, veio a onda de sorvetes nos blogs! Primeiro a Fer, depois a Geórgia, e até a Tatuzinha eu vi fazendo umas granitas.
As lombricats foram se atiçando, e eu resolvi fazer um semi-fredo, só que tinha que ser de chocolate, e não de creme de chocolate com avelãs... Lembrei-me, então, das milhares de receitas de sorvete que a Fer estava fazendo esses dias, e achei que poderia eu mesma fazer o meu sorvete.
Fiz, e o resultado... acho que pela primeira vez tirei uma foto média pro blog, e ela fala por si só, né???
A receita que adaptei da Fer foi esta, e aqui em casa ficou assim:
SEMIFREDDO DE CHOCOLATE CASEIRO
2 xícaras de creme de leite fresco (exatamente uma garrafinha)
1 xícara de leite integral
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha (essa eu omiti)
Pouco mais de 1 tablete de chocolate meio amargo derretido no microondas
Coloquei o creme de leite, leite e açúcar num bowl, e dei uma misturada com a batedeira em velocidade mínima (eu não estava a fim de ter trabalho com o fouet).
Daí, fui acrescentando o chocolate derretido aos poucos, até achar que o sabor estava bom. Inicialmente coloquei uma barra, mas depois derreti mais alguns quadradinhos e adicionei à base.
Isso vai depender do sabor de cada um; para quem prefere mais suave, pode usar menos chocolate, ou misturar com o ao leite. Eu queria mais marcante e meio amargo, então usei só ele, mesmo.
Por fim, coloquei em uma forma de bolo inglês, e levei ao congelador, mesmo, pois não tenho sorveteira em casa. A cada 40 minutos dei uma mexida, primeiro com o fouet, e quando estava mais pesado com um garfo, mesmo, e foi tuuudo de bom!!!!
Os pulos do gato aqui, aliás, são dois: mexer sempre, para não virar uma pedra e sim manter a consistência "semi-frediana", ou seja, quaaase congelada, e o outro é tirar do frezer um pouco antes de servir.

Ah, pra quem não entendeu o Zegofredo do título, é que meu Marido esqueceu a palavra semi-fredo, e só pedia pra eu colocar zegofredo pra ele... :)

Marcadores: , ,