quarta-feira, setembro 05, 2007

Agora sim, os pratos executados!!!

Olha só, posts em série... hehehehehe

Agora vão os pratos que têm fotos, acompanhados das respectivas receitas.




Opa, tá faltando a outra lagosta!!!




Antes, duas coisas: uma é que a lagosta da foto foi a receita que ele executou em um dos prêmios que ganhou. Chique, né?





Outra é que tem uma receita dele que não foi dada na aula, mas que vi no site de Ana Maria Braga, de uns camarões que parecem ser tuudo de bom! Aqui está o link, para quem se interessar: Camarão dos Namorados.





Ah, tá aqui a outra lagostinha! Não vamos separar os casais, né??? A base é exatamente o risoto.


LAGOSTA E RISOTO

Para a infusão da lagosta: Manjericão, capim santo, alecrim, canela em pau, alfazema, 02 gotas de baunilha, 02 pitadas de curry, salsa, coentro, cebolinha, orégano, 01 caldo de bacon. (e mais quaisquer ervas que agradem seu paladar e combinem entre si)

Para fazer, é só cozinhar a lagosta nessa infusão, e depois de retirá-la da água, cortar a cauda, retirar a carne, fatiá-ala e remontar em cima da casca. Quem quiser detalhes, e-mail me! (mm_bsb @ hotmail. com, sem os espaços)

Para o risoto:

03 “saquinhos” de arroz jasmin ou tailandês já cozido, e pode-se aproveitar até a sobra do arroz diário (O normal é arbório, já que se trata de risoto, mas funciona suuuper bem com o jasmim, que foi a opção dele por já estar pré-cozido para a aula. )
01 cebola
Azeite
01 caldo de bacon
½ garrafa de leite de côco
05 pitadas de curry
Camarão cru
Cebolinha verde (porção caprichada)
01 cálice de vinho branco
Caldo de lagosta (pode ser de peixe, legumes ou camarão) (ele usou exatamente a infusão lá da primeira linha, na qual as lagostas foram cozidas, apenas coando o líquido)
½ caixa de creme de leite
01 iogurte natural
01 xícara de parmesão ralado
Pimenta do reino a gosto
01 colher de catchup para finalizar


Para fazer, refoga-se a cebola com o azeite, coloca-se o caldo de bacon, o vinho, e a partir daí o líquido e demais ingredientes. Estranhei o iogurte, mas ele disse que é para dar aquele tom ácido ao prato.


Decorar o prato com macaxeira ralada bem fininha e frita - para fazer, é só ralar a macaxeira no sentido do comprido (longitudinal) na parte mais fininha do ralador. Então vai-se colocando aos punhados em óleo quente, e depois escorre em papel absorvente. Além de ficar visualmente lindo, fica crocantemente delicioso!!!


PUDIM “ABADE DE PRISCOS”

CALDA PARA CARAMELIZAR:

300 g. de açúcar
1/2 cálice de Vinho do porto
1/2 cálice de Vinho branco



MASSA DO PUDIM:

½ litro de água
½ kg de açúcar cristal

01 cálice de vinho do porto ou licor de cerveja
Raspas de limão
Canela em pau
(Obs. Para dar um gosto especial, quando ferver deve-se colocar 04 fatias de presunto de Parma, que serão retiradas pouco depois, junto com a canela em pau. Com esta calda ainda rala, deixe esfriar um pouco e acrescente as 15 gemas escorrendo em fio, que deverão ser integradas rapidamente à massa com um fouet).


Forno muuuito baixo, por muuuito tempo, em banho maria.

Up-datado com a foto do pudim!



A quiche doce do post anterior é esta, que ainda foi enfeitada com escultura de açúcar caramelizado.





Massa quebrada - acontece até nas melhores famílias...

Marcadores: , , , , , ,