quinta-feira, setembro 06, 2007

Quiche de queijos - minha versão para a receita da aula




Bem, bem, bem...


Como vocês puderam ver, eu realmente amei a aula que tive na segunda, e mais ainda as receitas vistas po lá.

Não foi à toa que ontem já executei duas delas... hehehehehehehe

Como muitos comentaram sobre a quiche, postarei primeiro ela.

É necessário apenas fazer uma observação prévia: nesta província chamada Recife em que eu moro, semolina não é a coisa mais fácil de se encontrar, sendo vendida apenas em lugares "gourmets" muito específicos. Como eu resolvi ontem no fim do expediente que faria as pratos ontem mesmo, não deu tempo de ir a um desses lugares e comprar a tal semolina, então a massa que usei foi a massa Márcia, memso, que inventei ontem na hora.


Quer dizer, não "invente" e pronto! Na verdade, fiz uma misturada com base em várias massas que eu tenho, e olha... não ficou parecida com a do chef, usando semolina, mas ficou boa de verdade, não fazia vergonha a ninguém.


Outra coisa, eu (ainda) não tenho uma forma apropriada para quiches (lembrar de comprar na próxima ida a um lugar que venda!), então fiz memso num pirex que tenho e que tem as beiradinhas recortadas. Não deu para desenformar, mas não prejudicou em nada no sabor.

Passadas as explicações, vamos por a mão na massa!!!


MASSA:

2 colheres de sopa de manteiga


1 gema


2 colheres de sopa de água


1 colher de chá de fermento


sal a gosto


farinha de trigo quanto baste

Para fazer, é só misturar bem todos os ingredientes. Não deixei a massa descansar; fiz, forrei a forma, fiz uns furinhos com o garfo, e forno médio para pré-assar.


RECHEIO
O recheio básico é o do post anterior, sendo que feito pela metade, visto que foi apenas uma quiche. Para facilitar, vou copiar de novo a receita aqui, e minhas alterações seguem em colorido:
Obs.: em regra são proporções para 02 quiches
01 copo de requeijão (usei pouco menos de meio)
1 e ½ caixinha de cream cheese (usei meia caixinha)
02 copos de iogurte natural (usei quase um pote)
01 cx de creme de leite (usei meia)
06 ovos (foram 3)
150 a 200g de queijo ementhal ou mussarela (foi aproximadamente uma xícara de maasdam)
Para virar "de queijo", acrescentei: duas xícaras aproximadamente de parmesão ralado, uma pitada generosa de orégano, 03 punhados de cebolinha e umas 2/3 colheres de sopa de provolone, só para dar um alô.
Aí, coloquei o recheio sobre a massa pré-assada (que passou uns 10 minutos antes no forno), e levei novamente para assar. Aqui não sei dizer quanto tempo ela assou, pois eu estava fazendo outras coisas, ma so ponto é quando enfiar um palito e ele sair pouco úmido, sem ser muito molhado mas ainda não inteiramente seco. Na foto que tirei da quiche cortada acho que vocês entenderão o que eu quero dizer...
Depois de pronta, deixei esfriar levemente e pincelei a quiche com molho de maionese (uma colher), iogurte (2 colheres) e cream cheese (duas colheres).
Por cima, usei agrião (nossa, pra quem não gosta de folhas em geral, adorei agrião nesta quiche, dá um toque super especial, combina muito), lascas de presunto de parma (pelo chef seria salmão defumado, mas tb não tinha, e o presunto cumpriu muito bem seu papel) e um pouco da última latinha de Sprats que a Tatu me deu, quando fui a Sampa. O chef sugeriu anchovas, mas eu tinha os deliciosos Sprots, e não me arrependi nem um pocuo de usar!!! Casou super bem!
Tava tão boa (sem modéstia), que nem me lembrei de regar com o azeite...


Close da fatia - dá para notar a textura pela lateral, né?

Marcadores: , ,