segunda-feira, setembro 10, 2007

Receitas sem fotos, mas cheias de sabor!

Como vocês têm acompanhado, essas últimas semanas, por uma série de fatores, a minha cozinha tem funcionado a pleno vapor...


De lá têm saído 1001 novidades, e da maioria tenho fotos e vou postando ao logo dos dias, inclusive da segunda receita que fiz inspirada na aula da semana passada.


Porém, há umas outras receitas que, embora deliciosas, eu não consegui capturar a imagem - seja em razão de não estar com a máquina em casa, seja em razão de esquecimento, mesmo. Mas isso não pode ser motivo de privar a todos das maravilhas que descobri recentemente, especialmente em outros blogs de culinária, e é por isso que vou colocar abaixo uma listinha de coisas muito gostosas que eu fiz, das quais infelizmente não tenho fotos.



Aliás, esse pode ser um bom motivo para visitas ao original da receita, né? Para ver as imagens originais, é só clicar nos links.



1. Bandinhas de pão da Faby: como ela mesma diz, são meio que os primos pobres das baked potatos. Pra mim, que aaamo carboidratos, foram perfeitas!!! Fiz a receita examente como ela manda, e o sucesso da noite foi a barquetinha recheada com shitakes e salpicada com Prima Donna. Absolutamente fan-tás-ti-co! Mas teve também queijo e presunto e queijo com bacon, pra tentar seguir a receita original...



Para fazer, é só seguir as instruções da Faby, e no caso do shimeji, fiz o seguinte: refoguei alho e cebola em azeite, coloquei os shitakes já re-hidratados, e deixei refogar um pouco. Acrescentei vinho (dessa vez foi tinto, mas funciona bem com o branco tb), deixei dar aquela secada e apurar o sabor, uma pitadinha de sal e, por fim, um tico de creme de leite, para dar ua aveludada básica. Perfeito!



2. Torta de chocolate com doce de leite da Nina: Absolutamente maravilhosa. sabe aquela torta com cara e sabor de doceria? É isso mesmo!!! Fica igual às tortas das melhores casas. Também, pudera! receita de professora, né, ene? Não tinha como ficar ruim, salvo em caso de DER - Demência da Executora da Receita, no caso, seria eu!!!! kkkkkkkkkkkkk


Enfim, amei. A única coisa que fiz diferente foi que não fiz a mousse corretamente, porque tinha muuuuita pressa (eram 19h, um amigo vinha nos visitar às 22h!!!), então usei o doce de leite (uma lata), com uma lata de creme de leite e um pacote de gelatina incolor, bem batidos. Deixei gelar um pouco, e usei como recheio e cobertura. Ah, e também só cortei o bolo em duas partes.




3. Rolinhos de berinjela com cream cheese e tomates secos. Bem isso aqui foi uma combinaçã que experimentei na casa de um amigo, na versão co beringela frita. Como eu queria algo mais saudável, fizcom a beringela assada, e ficou muito bom! Para fazer, é simples: peguei uma beringela e tirei a casca.


Fatiei no sentido longitudinal (altura), em fatias bem fininhas, e deixei escorrer o líquido amargo, colocando as fatias ntercaladas com sal em uma peneira. lavei-as, espremi, e as levei ao forno em assadeira untada com azeite de oliva, regando levemente as fatias tb com azeite, e soltando uma pitadica de sal sobre elas.


Quando estavam assadinhas, retirei-as, e quando esfriaram eu recheei cada fatia com cream cheese e um edaço de tomate seco, fazendo rolinhos com cada ati (como se fossem micro panquequinhas).


Daí, espetei umpalito para manter o formato de rolinhos, e então coloquei-os em um recipiente de vidro, coloquei bastante azeite, e salpiquei orégano seco. Na hora de servir, tirei os alitos e pronto. Simplesmente delicious!


4. Pimentão assado com cream cheese e gorgonzola. Bem, esta foi invenção de última hora minha, ara usar um pimentão vermelho q estava na geladeia.


Peguei ele, fizuma ampinha em cima e, por ela, retirei as sementes de seu interior. Envolvi em papel alumínio, e levei ao forno alto por um bom tempo - até que ele estivesse macio, e a casca se soltando acilmente.


Retirei do frno, deixei esfriar um pouco, e tirei a pele do pimentão. Daí, cortei em quadradinhos de mais ou menos 1,5 x 1, 5 cm (claro que não medi, falo apoximadamente!), coloquei os quadradinhos arrumados a travessa, coloquei uma porção de cream cheese em cada um e, por cima, um quadradinho menor de gorgonzola.


Sabe quando você come algo e, mais do que gostoso, acha equilibrado? Pois bem é isso. Equilíbrio fantástico entre os ingredientes!

Por enquanto são essas as receitas sem ftos... espero que gostem!