segunda-feira, outubro 29, 2007

Costelinha ao barbecue

Ainda bem que o sabor estava muuuitas vezes melhor que a qualidade da foto... hohohohoho
Depois de fazer algumas vezes, com absoluto êxito, o Meatloaf da Cinara, que usa um molho barbecue perfeito, resolvi que esse molhinho me poderia ser útil em outras receitas...
Chegar à opção costelinha, assim, foi um pulo. Só que eu sou uma besta quadrada, como vocês devem saber, e obviamente não descobri a tempo que a costelinha que usualmente se comia com o tal molhinho adocicado não era de boi, mas sim de porco. Tooo late. A bovina já estava compradinha, e devidamente temperada para ir ao forno...
Enfim, o que vale é que, mesmo com a carne sendo de boi, ficou uma delícia, super molinha e com esse sabor incomparável do barbecue que a Cinara ensinou.
Eu fiz assim: peguei a costelinha, e temperei com alho, sal e pimenta do reino moída. Deixei um tempinho apurando, só para pegar o sabor. Em seguida, preparei o molho barbecue com a receita da Ci, mas dobrando as quantidades. Pré-aqueci o forno alto.
Daí, coloquei as costelinhas numa assadeira untada só com óleo, para não ter risco de grudar, e passei por cima delas a metade do molho barbecue. Fechei bem com papel alumínio, e levei ao forno quente, mas a partir daí baixei a temperatura para média.
O processo, a partir de então, foi só ir sempre regando a costelinha com mais molho, até que ela estivesse bem molinha, descolando do osso. Aqui em casa levou mais de uma hora... Quando já estava macia, eu tirei o papel alumínio, e coloquei o restante do molho, para que a carne dourasse. E acabou. Foi só servir em seguida.
Super aprovado, mas espero repetir usando as costelas certas... hohohohohohoho
Uma dica: quando você tiver uma carne sem saber o que fazer, ou até mesmo a sobra do churrasco, pode assar a carne normal e preparar esse barbecue no fogo, cozinhando-o, para jogar por cima da carne. Fica ótimo, e engana que só, parecendo que foi um prato especial!
PS 1: Aguardem dicas de novos restaurantes...
PS 2: o Natal já está chegando por aqui, e minha árvore promete estar belíííssima com os arranjos personalizados que terá... Suspense...
PS 3: Para quem está em Recife, a dica não-culinária é conhecer a Dona Comadre, confecção de nossa querida leitora Manu, recifense-moradora-da-Bahia. Coisas lindas, artesanais-chiques, que combinam totalmente com a cara de Recife. Não percam! Ah, Manu, adorei te conhecer!!!
PS 4: Júlia, que trabalhou nos restaurantes aqui de Recife e sempre comenta: qual é o seu blog? Ele não aparece nos comentários que vc deixa... Estou curiosa!

Marcadores: , ,