sexta-feira, novembro 09, 2007

Picanha com mostarda e couscous

Durante a semana eu costumo cozinhar para jantar com o Marido, e sempre fico inventando as gororobas que o coitado vai ter que engolir!!!




Mas dia desses eu estava "inspirada", e resolvi faezr picanha, que ele tanto gosta. Aliás, ele e Mainha juntos acho que dão conta de um quilo de picanha sozinhos!!! Vô-te! Eu como, mas para mim é uma carne realmente saborosa, mas que não se difere taaanto assim de outras, até porque eu tiro toda a gordura (herege, os carnívoros de plantão vão me dizer!!!). Para mim, carne boa é carne mole!!! Fresca nada!






Enfim, voltando ao tema central do post - vocês notam que de vez em quando eu me perco totalmente no assunto? Começo falando, falando, falando, e de repente não se junta lé com cré!!! kkkkkkkkkkkk






Mas falando da picanha, agora!!! Fatiei a bichinha em fatias grossas - porque bifinho de picanha não rola, né, colega???? Tem que ser grossa, e de preferência entre mal passada e ao ponto (não divulguem que a minha eu prefiro bem passada... hohohohoho).






Daí, temperei apenasmente com sal grosso, e levei até a chapa de ferro já beeem quente e com um pouco de manteiga, para dar aquela seladinha. Selei cada pedaço de uma vez, para eles não cozinharem com a água que sempre soltam.






Feito isso, na mesma panela eu coloquei umas colheradas de mostarda Dijon, creme de leite, mexi bem e pronto. A carne já era! Foi só colocar no forno e depois cobrir com o molhinho - na verdade, eu poderia ter colocado a carne de volta na panela e faezr uma picanha NO molho, mas preferi apenas deixá-la AO molho, para ficar mais suave - é que coloquei mostarda com vontade, para ficar com aquele gostinho marcante dela!






Para acompanhar, eu já estava meio farta de arroz. Macarrão nem pensar!!!! Lembrei-me, então, do elemento alternativo e super rápido: couscous marroquino. Yes! Perfeito!






Para fazê-lo, eu usei uma xícara da semolina, que foi misturada a duas xícaras de caldo de legumes bem quente. Abafei, e depois de uns minutos destampei e afofei bem com um garfo, para ficar soltinho.






A idéia inicial era uma saladinha, mas eu nem tava mais a fim de algo frio, e nem dava tempo de esfriar o couscous, de maneira que acebei usando um refogadinhpo para misturar com ele, e o resultado muito me agradou!






Peguei uma cebola e levei para refogar com um fiozinho de azeite, e depois acrescentei cubinhos de tomate e cenoura ralada no ralo grosso. Mexi, remexi, salguei, e quando a cebola estava macia, mas a cenoura continuava crocantinha, desliguei o fogo.






Daí, foi só misturar ao couscous e devorar o prato, que ficou muito saboroso e ganhou nota 10 pela praticidade.






* Vocês já notaram que eu adouuuro dar nota 10 às receitas que eu acho práticas, né? Pfff, estou ficando muito previsível!!!!!

Marcadores: , , , , ,