sábado, novembro 17, 2007

Petit Gateau de chocolate


Tudo bem que o melhor petit gateau que há nessa cidade é o da Gelateria Parmalat, mas ela fica lááá no Shopping Recife, que é em Boa Viagem e, portanto, beeem longe de minha casa.
Como, porém, é uma sobremesa de que gostamos bastante, especialmente o Marido, eu procurei um monte até achar uma receita que pudesse ser feita em casa e tivesse o mesmo efeito daquela dos bons restaurantes e gelaterias: a massa quentinha escorrendo quando partimos o tal bolinho.
Sim, porque para mim o bom petit gateau é aquele em que o cremezinho que escorre dele na realidade não é um cremezinho, mas sim a própria massa dele, ainda semi-crua. Não me sirva, por favor, aqueles bolinhos que se recheia com ganache chamando de petit gateau. Chame de bolinho de chocolate recheado, mas não de petit gateau, o legítimo!!!
Enfim, depois de muito buscar, achei essa receita no site do Terra, que me agradou por ser em pequena quantidade e por utilizar poucos ingredientes, mostrando-se super fácil de fazer e deliciosa para comer. O melhor: pode ser congelada!!! Não posse dizer por quanto tempo, visto que aqui em casa não duram mais que poucos dias...
Ah, antes que eu me esqueça: o pulo do gato em se tratando de petit gateau é o forno, que deve estar beeem quente! Assim, o ideal é se usar o forno super quente, por pouquíssimo tempo, algo como entre 5 e 7 minutinhos, apenas! Para saber o tempo exato, só testando! Já vi alguns meus virarem mini-bolinhos, sem o interior escorrendo, por ter deixado um mísero minuto a mais no forno... A prática é que nos leva à perfeição!
Aqui segue a receita, retirada daqui:
Ingredientes:
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
50 g de chocolate meio amargo derretido
Modo de Preparo: Bata o açúcar e a gema na batedeira por 2 minutos, ou até formar um creme esbranquiçado. Acrescente a manteiga (reservando 1/2 colher de sopa) e bata por mais 1 minuto.
Acrescente a farinha peneirada, o chocolate e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Bata a clara com o sal na batedeira por 3 minutos, ou até formar picos firmes (claras em neve, galera...). Em seguida, incorpore à massa, misturando delicadamente.
Unte com a manteiga reservada 2 forminhas para empada, com capacidade para 90 ml (são forminhas grandinhas, people), e enfarinhe. Despeje a massa e leve para assar em forno alto, (muuuito) preaquecido, por aproximadamente 5 minutos, ou até formar uma casquinha na superfície. Desenforme e sirva com sorvete de creme e calda de chocolate.
Observações:
1)Quando você tirar o bolinho do forno, ele parecerá meio cru, com a superfície mais firme e o centro meio mole, mas é assim mesmo!!!
2) Para congelar, você coloca a massa nas forminhas untadas e leva ao congelador. Na hora de assar, é só ir direto para o forno, sempre muuuito aquecido!
3) Essas forminhas que eles pedem é bem grandinha, eu não tenho delas então uso umas menores, que rendem um pouco mais e viram mini-petit-gateaus (redundantes nada, né?).