segunda-feira, novembro 05, 2007

Pãozinho recheado com chocolate



Este pão já apareceu aqui no Fouet, em novembro do ano passado. Só que, daquela vez, ele foi feito da maneira que considero tradicional por aqui, ou seja, enrolado como rocambole e com recheio salgado.
Dia desses, porém, resolvi recheá-lo com gotinhas de chocolate, como também já havia tentado com ouuutra massa, mas dessa vez o resultado acho que foi ainda melhor, visto que a minha massa básica é realmente foférrima!!!
Para dar vazão à tonelada de processos em que eu precisava me manifestar, esses pãezinhos foram a companhia perfeita!!!
A única diferença é que, em vez de fazer tipo rocamboles, eu os fiz abrindo a massa na mão, recheando com as gotinhas e fechando redondinhos. Não sei precisar a quantidade, porque fiz só alguns doces, o resto eu fiz normalmente, recheado com queijo e presunto. Mas a massa reeende que é uma festa!!!
Aí vai:
PÃO RECHEADO

1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
100 grs de margarina ou manteiga
1 copo de leite morno
1 tablete de fermento biológico (eu uso um saquinho do fermento seco)
1 colher de chá de sal
600 grs de trigo, aproximadamente (como aqui é bem úmido, normalmente eu coloco um pouco mais, mas o conselho é ir colocando aos poucos)

Bem, o modo de fazer é igual a todo pão: se você usar o fermento biológico em pedaços, faz aquela esponja com o açúcar. Se vc for usar o fermento de saquinho (eu uso fermix), pode fazer como eu: juntar tudo de vez, e ir acrescentando o trigo aos bocados...

Feito isso, a massa vai ficar bem elástica e fácil de trabalhar. Se vc quizer braços firmes e torneados, sove a massa. Se não fizer questão disso, pule para o próximo passo, consistente em colocar a mssa no forno desligado, coberto com um pano seco e limpo, para que a massa possa lhe mostrar o que vem a ser o milagre do crescimento...

Uma meia hora a 20 minutos depois, divida a massa ao meio (ou em porções pequenas, como eu fiz...), abra numa superfície lisa, limpa e enfarinhada, coloque o que desejar de recheio (neste caso, abri em círculos nas mãos e recheei com as gotinhas de chocolate), enrole como rocambole ou redondinhos (como eu com os pães doces) e coloque em forma untada e enfarinhada.
Por cima eu pincelei gema + azeite, e coloquei mais gotinhas de chocolate.
Para comer quentinho é uma perdição maravilhooosa!!!!

Marcadores: , , ,