quarta-feira, outubro 31, 2007

Carne de sol com macaxeira à minha moda


Eu ando numa fase altamente egoísta, né? Notaram que é tudo à minha moda, do meu jeito, como eu faço? kkkkkkkkkkkkkkk



É que eu não sou boa de dar nome às receitas, e muito menos quando não é propriamente uma receita, mas sim a maneira como eu faço alguma coisa!!



Pois bem, dessa vez eu vou dizer a vocês como gosto de preparar, em casa, a carne de sol com macaxeira tão apreciada por nós, nordestinos.



Antes, porém, sem fazer propaganda mas já fazendo, quero informar aos recifenses que encontrei um lugar que vende uma carne de sol ótima, muito saborosa e beeem molinha. É o Sertão da Hora, uma lojinha bem pequena que fica na Rua da Hora, no Espinheiro, pouco antes do cruzamento com a Rua Amélia (fone 3421.2052). Aliás, tudo que é nordestino tem por lá, e o preço é bastante convidativo.

Enfim, passado o prólogo, vamos ao preparo.

Eu começo deixando a carne de molho no leite por pelo menos uma hora, que é para tirar o sal. E já coloco a carne limpinha, sem nervos e/ou eventuais pelancas. Eca! Depois, lavo em água corrente, e corto em pedaços de mais ou menos uns 2 dedos de espessura, para ficarem altos.

Em seguida, levo uma panela de ferro que mainha me deu ao fogo para esquentar bem, e quando isso acontece boto um tico de manteiga de garrafa e vou colocando os pedaços de carne, para dar um pré-fritada rápida, só para selar bem a carne. Viro só uma vez, e vou reservando ao lado.

Quando todos os pedaços estão fritos, coloco beeem manteiga de garrafa na mesma panela, acrescento a cebola em cubinhos e deixo refogar bem. Quando ela está molinha, coloco a carne lá de volta, e deixo que ela frite mais um bocado, até atingir o ponto desejado. Aqui em casa, é ao ponto mesmo, pois eu gosto beeem passado e Marido gosta maaallll passado. Ficamos, assim, no meio termo.

Por fim, já no finalzinho, acrescento coentro bem picadinho, só para dar aquele toquezinho que adoro.

Para acompanhar, queijo coalho frito e Macaxeira de Vó Nira. Sabe como é essa macaxeira não? oxe, facim, facim!!!

Pega a macaxeira cozida beeem molinha, e coloca num pirex untado com manteiga. Parte em pedaços pequenos e por cima derrama ou creme de leite ou requeijão (se for creme de leite, vale uma pitadinha de sal por cima). Por cima, queijo mussarela à vontade, e forno alto para gratinar. Eu não disse que era fácil? E deliciooooso!!!!

Finito. jantar rápido, zero estresse e 100% saboroso!!!!

Marcadores: , , ,