segunda-feira, janeiro 07, 2008

Um jantar bem leve...


Como já foi dito, eu e Marido estamos na árdua luta de tentar perder um pouco de nossos "recheios cinturais".
É fato que a "fofurice lateral" é boa para apertar e tals, mas o efeito visual acabei-de-engolir-um-pneu-e-ele-entalou-na-minha-barriga não é nada agradável, de maneira que a idéia, por enquanto, é tentar incluir coisas mais leves na nossa rotina, inclusive e principalmente (arghhh) saladas e carne branca.
Com esse propósito, e aproveitando que meus pais nos deram de presente no Natal o tão esperado grill (obrigada, obrigada!), resolvi fazer esse peixinho leve. Leve e fácil, como de costume.
Para acompanhar, nada de arroz. Macarrão, então, no way! Hum, que tal um couscous? Aprovado!
E assim saiu esse jantar, que para os meus padrões foi considerado bem levinho: Filé de tilápia ao molho teriaky, com couscous veggie e saladinha-sunomonal de pepino japonês.
Fiz assim: deixei os filés de tilápia marinando no sal + pimenta moída, e depois os grelhei no grill. Não coloquei azeite na chapa, apenas untei um dos lados do peixe com o azeite, antes de levar para assar.
Para o couscous, eu usei pouco menos de uma xícara dos grãos crus, e os misturei a uma xícara de água fervente, com meio tablete de caldo de legumes dissolvido. Abafei, e enquanto isso eu refoguei no fio beeem fininho (quase nada mesmo!) de azeite meia cebola, uma cenoura ralada e um tomate em cubinhos, refogando levemente e mantendo a crocância da cenoura. Salguei, e quando estava pronto acrescentei ao couscous já hidratado, afofei bem com um garfo, e pronto.
Já o sunomono eu fiz da seguinte forma: fatiei o pepino japonês beeeem fininho (naqueles fatiadores manuais você consegue fazer isso fácil), coloquei uma colher de vinagre de arroz, uma de água, uma colherinha de café rasa de açúcar e molho shoyu à vontade (sem medir, desculpem!). Para finalizar, gergelim preto, mais pelo efeito decorativo que pelo sabor em si...
Sim, ainda teve um molhinho para o peixe, que foi de shoyu com mel e um pingo de água, levado ao fogo para encorpar um pouco.
Para montar, eu enformei o couscous, coloquei o peixe ao lado, a salada no cantinho e reguei o peixe com o molho reduzido.
Para quem nunca fez dieta ou algo do gênero, acho que comecei até direitinho... Vamos ver quanto tempo dura!
PS: Hoje no almoço eu consegui comer salada! Eba! Tá até durando a meta de comer mais leve...

Marcadores: , , , ,