I Want

Conforme prometi lá nos comentários à nossa querida Fer, aqui está a foto do meu conjuntinho de pegadores de petisco de galinha, que custou a fortuna de dez reaus na Feira do Paraguai, em Brasília...
Por fim, a lateral direita da mesa, com grissinis em cestinha de cristal (what? só tinha cristal, Márcia? sim, praticamente... hehehehe), tacinha de cristal com pasta de queijos (campeã absoluta na preferência: ricota, requeijão e parmesão do bom ralado na hora. Sobras dele = café da manhã de sábado, domingo e segunda...), pratos com guardanapos de papel azuis-marinho intercalados e cestinha de vime com talheres.
Como ainda não comprei um aparador chique e fino, a mesinha lateral serviu de apoio para as taças de vinho e água, sendo aquelas "decoradas" com guardanapos de papel pintados, com uma imagem bem bucólica...
Por fim, as sobremesas da noite, levadas pelas amigas: tábua de chocolate e apfelstrudel (acho que é assim..). A primeira é feita sob encomenda em uma doceria da cidade, e consiste em uma tábua literalmente banhada em chocolate, com trufas e bombons de vários sabores, com uma ganache no meio. Já a apfelstrudel é uma torta de maçã, com aveia, açúcar mascavo e tals. Eu estava louca para provar, mas o aroma marcante de canela me impediu totalmente! Se alguém se interessar, posso pegar a receita - o público presente também gostou bastante.
Enfim, e assim passamos uma agradabilíssima noite na sexta, que acabou apenas às 4:30, com amigos muito queridos! Aos que estavam lá e nos visitam aqui, adorei a farra!!!
Hoje à noite receberemos 3 casais de amigos em casa, e a escolha foi por um queijos e vinhos.
Esta semana foi realmente complicada minha filha ficou doente e eu fiquei praticamente offline. Aproveitei pra arrumar a casa e doar coisas que não uso há tempos. Porém, aproveitando o filé de salmão maravilhoso que comprei no domingo acabei fazendo um Gravlax. O gravlax é um prato de origem escandinava em que o salmão é curado. Misturei duas receitas uma que vi na Fer e a outra eu já tinha.
Eu sempre tive uma quedinha por porquinhos e vaquinhas.
Estava eu aqui passeando pela rede, quando entrei num site bem legal, que tem diversos tópicos sobre um mesmo tema: macarrão.
Aqui no Nordeste, especialmente em Pernambuco, há uma iguaria muito típica, que não sei se existe no Sul/Sudeste: bolinho de goma.
1 kg de amido de milho
2 gemas de ovo
250g de açúcar
30g de sal
250g de margarina
leite de coco (não tem uma quantidade certa, use o suficiente para que a massa adquira o ponto)
Pra quem mora aqui em São Paulo hoje tem a "Virada no Mercado" pra comemorar a Semana Mundial da Alimentação. Começou hoje de manhã e a partir das 23 horas haverá uma feira indoor. Quem for hoje à noite a Ceagesp também poderá provar a famosa sopa de cebola que foi um verdadeiro clássico das madrugadas paulistanas.
Esta semana estou numa fase estranha. Fase estranha= Daniela sem vontade alguma de cozinhar e de comer também. Espero que isso passe no final de semana.
Como eu já disse, fazer e não mostrar - em se tratando de blog culinário, ressalte-se - é como não fazer, estou aqui pra provar que mato a cobra e mostro o pau. Uêpaaa!!!
* o meu foi feito e colocado numa travaessa normal, como se fosse um creme de frango. Pegávamos de colher, normal, poderia ser o prato principal de um almoço sem problemas.
* eu polvilhei queijo ralado, e levei ao fogo pra gratinar. Ficou tudo.
* o azeite de dendê foi substituído, usei só um aromatizado com alho para refogar o frango, e mais nada, nem no final, como eles aconselham.
* se o seu creme empelotar, don´t panic: coloca no liquidificador, que eu juro que não conto a ninguém. No começo é chatinho mesmo, mas depois a gente pega a manha com le fouet...
* creio que a receita fique boa ao se acrescentar um milhozinho. Aqui não rola - mainha e marido odeeeiam comida com milho!!! E eu aaamo milho na comida, mas...
* por fim, penso que se sobrar um franguinho do almoço, é perfeitamente possível desfiá-lo e misturar ao creme. Deve ficar super saboroso e, dependendo da necessidade, renderá mais.
Bem, como vocês vêem, a receita pra mim virou simplesmente creme de frango, nada a ver com casquinha de siri de frango, né?
E detalhe: adorei o fato de usarmos o roux e o fouet nela. Cês entenderam, né? :)
Segue aqui a receita original, retirada de www.maisvoce.globo.com
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga - ½ cebola picada- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo- 1 tablete de caldo de frango dissolvido em 600 ml de leite- pimenta-do-reino branca moída a gosto - 2 colheres (sopa) de azeite- 400 g de filé de frango picado na ponta da faca- 1 dente de alho picado- pimenta malagueta picada a gosto- 2 tomates bem maduros sem sementes e picados- coentro e cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados a gosto- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê- sal a gosto- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca misturada com 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Modo de preparo:
Numa panela em fogo médio derreta manteiga e acrescente cebola picada. Refogue um pouco e junte farinha de trigo. Misture, dourando levemente. Adicione aos poucos caldo de frango dissolvido em leite, mexendo bem. Retorne ao fogo e, sem parar de mexer, espere o molho engrossar. Em seguida, tempere com pimenta-do-reino branca moída a gosto. Reserve. Numa outra panela, esquente azeite e junte filé de frango picado na ponta da faca. Frite até dourar. Em seguida, adicione alho picado, pimenta malagueta picada e misture, deixando-o refogar levemente. Acrescente tomates bem maduros sem sementes e picados, coentro e cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados e refogue mais um pouco. Incorpore o molho branco (reservado acima) e azeite de dendê. Cozinhe por mais 1 minuto, em fogo médio, mexendo até o molho engrossar bem. Acerte o sal.
Após um feriado prolongado venci a preguiça e resolvi diminuir a minha lista de receitas por fazer. A receita escolhida foi um Pão de Banana que vi na Fer. Facílimo e muito saboroso para quem como eu adora banana.
Uma dica para aqueles que são formiguinhas e gostam de coisas geladas: o "novo" Kibon Carte D´or.
A Márcia fez a lista dela e eu fiquei pensando em itens que não posso deixar de comprar. A verdade é que essa é uma lista mutante pois depende muito do que estou com vontade de fazer, dentre os itens básicos que sempre estão na lista acho que esses são imprescindíveis:
Juro que isso não é merchand. É apenas um desabafo!!!
Conforme minha listinha abaixo, uma das receitas que mais gosto de fazer é mousse de morango.
Gente boa!
Este domingo estava com muita preguiça de sair de casa pra comer alguma coisa, aliás estava com preguiça de sair até para comprar comida então o jeito foi me virar com o que tinha em casa. Explicando melhor me virar com o que tinha em casa e desse o menor trabalho possível. O prato escolhido foi massa com molho de tomates e manjericão.
Cabeça vazia, morada do diabo...
Ontem estava acabada e consegui sair do escritório mais cedo, cozinhar é algo que me relaxa. Tá certo que tem dias que eu não quero nem pensar em comida, mas esses dias são raros. Desde pensar no que fazer, folhear livros de receitas, visitar blogs em busca de idéias até ir às compras tudo é um prazer pra mim. Ontem folheando o livro do Edinho Engel achei uma receita de entrada maravilhosa e como estava com muita vontade de fazê-la acabei indo até o Ceasa para comprar peixe.
Este jantar eu fiz na sexta-feira e foi um pedido da minha filha que ama alcachofras.